"Aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da sua doença"
Dr. Lair Ribeiro






Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral;
1 xícara de farinha de trigo branca especial;
15g de fermento biológico fresco ou 5g de fermento biológico seco;
1 ovo médio;
1 colher de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de mel ou glucose de milho (o mel/glucose deixa o pão mais macio);
1/2 xícara de água filtrada morna;
1/4 de xícara de água filtrada em temperatura ambiente para a esponja;
20 gramas de batata desidratada ou 60g de batata cozida e espremida;
3 colheres de sopa de azeite ou óleo de girassol;
1 colher de café de sal.


Outros ingredientes:

1 ovo batido com 1 colher de sopa de sementes de gergelim branco.


Modo de Preparo:

  1. Comece pela esponja: Em uma vasilha, coloque 3 colheres de sopa de farinha branca, o fermento e 1/4 de xícara de água filtrada em temperatura ambiente. Misture bem. Deixe descansar por 20 minutos.
  2. Prepare o creme de batata: Coloque a batata espremida ou a batata desidratada em 1/2 de xícara de água morna e mexa bem.
  3. Numa tigela (ou cuba da máquina de pão - função massa), coloque o ovo, o creme de batata, o açúcar mascavo, o mel e as farinhas. Misture bem.
  4. Adicione a esponja de fermento e misture bem.
  5. Adicione o azeite e o sal. Misture muito bem e verifique o ponto da massa. Se a massa estiver seca, adicione um pouco mais de água, se ficar muito mole, adicione um pouco mais de farinha branca. Lembrando que durante o preparo, as farinhas vão hidratar, então cuidado para não exagerar na farinha e deixar seu pão pesado. A massa deste pão tem uma consistência um pouco mais firme para manter o formato redondo dos pães.
  6. Com as mãos untadas de óleo, sove a massa até desgrudar das mãos e se tornar elástica. Verifique o ponto da massa puxando-a com as duas mãos, se ela esticar e não se quebrar com facilidade, é porque já está no ponto. Importante: Se você estiver usando a máquina de pão para sovar, caso necessário reinicie o ciclo "Massa" mais uma vez até atingir a elasticidade da massa (ponto de véu).
  7. Unte com óleo e enfarinhe uma assadeira retangular (ou de pizza grande) que caiba com folga 8 porções da massa.
  8. Unte as mãos com óleo e divida a massa em 8 porções. Para que seus pães fiquem do mesmo tamanho, utilize uma balança digital de cozinha. Pese a massa e divida o peso total por 8.
  9. Comece a moldar os pães um a um. Para que seus pães fiquem bem redondinhos, será necessário "amarrar a massa", caso contrário, a massa vai abrir e se espalhar durante o crescimento, deixando os pães com um formato indesejado.
  10. Deixe os pães crescerem por aproximadamente 1 hora ou até dobrarem de volume. Observação: A fermentação da massa depende muito da temperatura ambiente. Se a temperatura do dia estiver baixa, o pão demora mais para crescer. Se estiver alta, a massa cresce mais rápido.
  11. Depois de crescidos, pincele os pães com ovo batido com gergelim.
  12. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos ou até que os pães dourem.
  13. Retire os pães da assadeira assim que assados e coloque para esfriar em pano de prato limpo e seco, ou em grade especial para pães.
  14. Utilize os pães depois de frios.


Rende 8 pães de aproximadamente 80 gramas.



Flash não disponível.
Image Pulo do Bichano: Este vídeo foi feito para ensinar a técnica de "amarrar a massa", indicada para broas, pães de hambúrguer, entre outros pães redondos.






dicaSugestões
Além do hambúrguer, pode ser consumido com queijo branco, patês, mousses, creamcheese, etc.



dicaDica
A sova é o segredo para um pão macio. O maior problema do pão caseiro é a falta de sova, resultando em um pão mole só enquanto quente. No dia seguinte ele seca, endurece e fica pesado. Se for sovar manualmente este pão, um saco plástico grosso de 5Kg (tipo o de arroz) pode ajudar na sova. Coloque a massa dentro do saco plástico e amarre a boca com um barbante próximo a abertura, deixando espaço para movimentar a massa. Sove a massa através do saco até parar de melar. A massa só estará pronta quando estiver elástica, ou seja, quando ela for esticada e não quebrar com facilidade.



Utensílios recomendados para esta receita:

Tigela
Xícaras de medida padrão
Colheres de medida padrão
Máquina de pão
Balança digital de cozinha
Assadeira
Grade especial para pão