Carregando...
 

Prazeres do Paladar

Bolo da Oma


2974 Visitas
Publicado por RoxWolf em 13/10/2012
Olha só a coincidência... Dias atrás eu estava procurando a receita de um bolo diferente para fazer, pois eu e meu marido amamos bolos. Então optei por fazer um bolo que utilizasse abóbora graças a indicações e incentivos recebidos via Facebook.

Como aqui em casa sou só eu e meu marido, decidi consultá-lo antes, pois sempre tento fazer receitas que agradam os dois, principalmente no caso de bolos que são mais calóricos, eu não tinha a intenção de comê-lo sozinha (risos).
Foi aí que ele me contou que sua oma (avó em alemão) fazia um bolo delicioso de abóbora e coco quando ele era criança e ia visitá-la em sua casa no litoral de SP. Obviamente que ele não tinha a receita e muito menos eu (risos). Fiz algumas pesquisas na net mas nada de encontrar algum bolo alemão que levasse abóbora e coco. Então, acredito eu, que ela deva ter aprendido com alguma vizinha já aqui no Brasil, ou algo do tipo. E foi baseada nesta história que elaborei esta receita, que segundo meu marido, ficou fofo e macio, bem parecido com o bolo que a oma dele fazia.

Meu marido é neto de austríacos que vieram ilegalmente para o Brasil para se livrar da Segunda Guerra Mundial. Eles se instalaram em Itanhaém, litoral sul de SP, e ali viveram longos anos numa vida calma, plantando e vivendo do que a terra podia oferecer a eles. Mas ao mesmo tempo, viviam como refugiados tendo que se esconder do governo austríaco e também do governo brasileiro.

Mas os anos se passaram e tudo se ajeitou bem aqui no Brasil.

Um outro acontecimento muito bom que ocorreu este fim de semana que passou, foi visitar uma amiga querida que conheço a mais de 30 anos. Ela sabendo do meu gosto por objetos antigos, principalmente de cozinha, me deu um jogo de xícaras de café muito antigo que era de sua avó, que já ganhara a muitos anos atrás. Eu fiquei até sem jeito de aceitar, mas ela insistiu dizendo que era um presente e que eu não poderia recusar (risos). Sua avó conservou o jogo por mais de 30 anos e depois passou para sua filha, e acabou ficando com a neta que é esta minha amiga. Segundo ela, as xícaras tem mais de 50 anos de idade! UAU! E agora estão comigo e serão eternizadas através de fotos!

E para finalizar, gostaria de deixar aqui a minha homenagem a todas as "omas" que fizeram e ainda fazem que nossa vida seja boa para ser lembrada sempre! Dos momentos felizes, das comidinhas da avó, dos abraços e beijos e da emoção pela espera de passar as férias escolares na casa dos nossos avós! Momentos felizes que colaboram para uma idade adulta menos problemática e ainda ajuda a formar um ser humano mais equilibrado e consciente do que é certo ou errado.

Dizem que mimo de avó estraga os netos... Mas que é bom, isto é!

Beijos da Rô


Receita do Bolo da Oma

Ads by Google

Parceiros