Carregando...
 

Vida leve e saudável

Fermento de Kefir - Um playground probiótico!


5905 Visitas
Publicado por RoxWolf em 14/10/2012
Não é (ou pelo menos não deveria ser) complicado fazer um fermento a base de Kefir, levando em conta que ele já é uma "coisa" viva. Usando uma analogia, podemos até comparar esta bebida fermentada a um parque infantil, que possui 37 tipos de microrganismos "alive and kicking", ou seja, cheios de vida que se divertem dentro de um substrato chamado leite.

É diferente do fermento selvagem cultivado a partir de frutas, farinha de trigo ou centeio, onde o cultivador fica esperando ansiosamente pelas leveduras que vão surgir do nada (ou quase do nada).

O fermento a base de kefir pode contar com suas próprias leveduras, que em um ambiente favorável, vão se reproduzir com maior facilidade, desenvolvendo uma colônia de fungos que estará apta a fermentar com grande eficiência massas diversas de pães.

Eu sou literalmente encantada pelo kefir a anos, muito antes de saber de sua versatilidade como alimento e de suas propriedades terapêuticas. Dentro da minha sábia ignorância, eu já conseguia entender que o kefir era algo esplendido e indescritível!

Então, a alguns meses atrás, encontrei no blog Gourmandise(external link) uma receita de fermento natural de kefir. Nesta época eu ainda não tinha começado o meu cultivo, e foi esta receita que me estimulou e impulsionou a procurar um doador.

Em 2010, eu já tinha tentado um doador através do Orkut, mas não consegui adquirir grãos de kefir, pois muita gente já tinha desistido de cultivar esta "joia" milenar.

Desistido? Como assim? E por quê? Eu me perguntava a cada contato frustrado.

Por que as pessoas desistem de cultivar o kefir, já que ele comprovadamente traz muitos benefícios à vida do ser humano? Algumas pessoas me diziam: "Porque enjoei", "Cansei, e minha família enjoou", "Porque dá muito trabalho", "Porque gasta muito leite"... As respostas eram bem variadas.

Foi assim que acabei adiando minha busca pelo kefir, voltando a procurá-lo só agora em 2012.

Bom, mas enquanto eu não tinha os meus grãos, continuei pesquisando sobre a fermentação de pães através do kefir, e vi que algumas pessoas já fazem isso a muito tempo, sem mesmo preparar o fermento a base de kefir. No site do Dominic N. Anfiteatro, australiano que pesquisa e cultiva o kefir a mais de 20 anos, há uma receita de pizza com fermentação natural de kefir, sem o preparo do fermento. Sinceramente, achei este processo muito demorado! Imaginem preparar uma pizza na sexta e só ficar pronta na segunda-feira! Tem que praticar yoga e fazer meditação para exercitar a paciência! Risos. Mas enfim..

Finalmente com os meus grãos, acabei fazendo dois testes de fermento utilizando kefir, e agora, depois de conseguir bons resultados, venho postar o passo a passo com minhas observações. Bom, chega de conversa e vamos à receita do fermento natural de kefir!

Fermento Natural de Kefir

Eu vejo o pão como uma obra-de-arte, onde o autor colocou sentimento e parte de sua alma para dar vida à ela! Cada um coloca um pouco de si em seus trabalhos de panificação. Por isso nenhum pão é ou será igual a outro!

Para manter o seu fermento vivo por muito tempo, você vai precisar aprender a alimentá-lo corretamente, com todo cuidado e carinho que ele merece! Afinal, ele é um ser vivo digno de respeito, pois será ele que dará vida aos seus pães!

Mas isso será um assunto para a próxima postagem!

Rosângela Bittencourt Wolf

Foto: Roni Wolf


Referências:
Dominic N. Anfiteatro
http://users.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html(external link)

dicaSaiba mais sobre o Kefir

Ficha Técnica - Kefir

Como cuidar do Kefir

Lista de receitas com Kefir

Kefir na midia


Como adquirir ou doar grãos de kefir:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br(external link) (Blog - Lista de doadores no Brasil e Portugal)
http://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico(external link) (Facebook - Perfil do blog KEFIR Alimento Probiótico)
fazendo_kefir-subscribe em yahoogrupos.com.br (Yahoo Grupos - Lista de doadores)
Pedido de doação no site Roxwolf

Ads by Google

Parceiros