Carregando...
 

Vida leve e saudável

Fermento de Kefir - Como cuidar do seu "Tamagotchi de geladeira".


7855 Visitas
Publicado por RoxWolf em 18/10/2012
Quem não se lembra daquele bichinho virtual chamado Tamagotchi(external link)? Passávamos um bom tempo preocupados em alimentá-lo corretamente para que não morresse de fome! Eu me lembro bem que era uma preocupação interminável, mas muito divertida! Risos.

Bom, o seu "Tamagotchi de geladeira" não é tão faminto e guloso quanto aquele bichinho virtual, mas também necessita de uma atenção especial, principalmente com sua alimentação.

O fermento caseiro pode ser conservado na geladeira por tempo indeterminado, e ainda pode ser passado de geração à geração, desde que seja tomado os devidos cuidados para preservar sua vida.

O chef padeiro Rogério Shimura menciona em seu blog que possui um fermento selvagem com mais de 160 anos de idade! Ele se refere ao fermento natural como "levain", que significa levedo em francês. Em seu blog, o chef Shimura explica como cultivar um fermento selvagem a base de maçã(external link).

O fermento não é uma bactéria e sim um fungo, também chamado de levedo. São esses fungos os responsáveis pela fermentação da massa, ou seja, comem o amido e os açúcares da massa e liberam gás carbônico que produz as "bolhinhas" na massa do pão, fazendo com que ela cresça.

Mas também há bactérias na massa do seu pão! Isso mesmo! Mas essas aí são "do bem". Se elas tiverem tempo suficiente, de pelo menos 3 a 4 horas, produzirão alguns ácidos que darão um sabor e aroma característico de pães de fermentação lenta.

Com o fermento industrializado, a massa cresce antes desse prazo, não havendo tempo hábil para que essas bactérias "trabalhem" para que seu pão adquira estas características tão apreciadas!

O tempo de levedação é uma das principais diferenças entre o fermento industrializado e o natural. Fermentos industrializados fazem o pão crescer em torno de 2 horas. Bom para a indústria da panificação, mas ruim para os apreciadores de um bom pão artesanal.

Flash não disponível.
Mas há outros fatores que também podem influenciar no tempo de fermentação, tais como: A temperatura ambiente, concentração de leveduras em sua colônia, ou seja, se seu fermento está forte ou fraco, além dos ingredientes utilizados no preparo de sua massa.

Mas do que você pode ter absoluta certeza, é que se for uma pessoa muito ansiosa, vai sofrer horrores na espera pela fermentação de seus pães! Como eu sofri no início até me acostumar! Risos. Bem que o preparo de pães poderia ser como o do vídeo ao lado, da massa pronta ao pão assado em 12 segundos!

O crescimento de um pão com fermentação caseira costuma variar de 6 a 12 horas. Mas o resultado é surpreendente, além do sabor e aroma incomparável de um pão fermentado a longas horas, podemos dizer que a massa fica "curtindo" durante o crescimento. Outra coisa importante: Pela razão dos levedos passarem mais tempo consumindo os açúcares da massa, acaba baixando a taxa glicêmica do pão, ou seja, a fermentação longa produz pães com menos açúcares.

Isso é bom? Obviamente que sim! Principalmente para pessoas que precisam reduzir as calorias de sua alimentação.

Bom, com esses poucos esclarecimentos, você já pode dizer que não é totalmente leigo na arte da panificação!

Agora você vai aprender a cuidar do seu "Tamagotchi de geladeira" com muito amor e carinho, para que ele seja o seu maior aliado na fabricação de seus pães, tendo eles ou não, o kefir bebida como ingrediente.


Reforma do Fermento Natural (Alimentação)


Rosângela Bittencourt Wolf


Receita do Fermento Natural de Kefir


dicaSaiba mais sobre o Kefir

Ficha Técnica - Kefir

Como cuidar do Kefir

Lista de receitas com Kefir

Kefir na midia


Como adquirir ou doar grãos de kefir:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br(external link) (Blog - Lista de doadores no Brasil e Portugal)
http://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico(external link) (Facebook - Perfil do blog KEFIR Alimento Probiótico)
fazendo_kefir-subscribe em yahoogrupos.com.br (Yahoo Grupos - Lista de doadores)
Pedido de doação no site Roxwolf

Ads by Google

Parceiros